Table of Contents

Título

0043_EUROAGE_4_E
Iniciativas inovadoras para a promoção do envelhecimento ativo na região EuroACE (EuroAGE)

Contato

Equipa do IPCB:
Paulo Gonçalves (EST);
Professora Maria João Moreira (ESE);
Professora Cristina Pereira (ESE);
Professor Vítor Pinheira (ESALD).

Contato Benificiário Pincipal:
José Blas Pagador Carrasco
jbpagador@ccmijesususon.com
+34927181032

Financiamento

O projeto EUROAGE intitulado Iniciativas innovadoras para a promoção do envelhecimento ativo na Região EUROACE è cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) per 75% através do Programa INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.
Custo total: 1.225.459,09 €
Financiamento FEDER: 919.094,34 €

Objetivos

Promover o envelhecimento ativo nas vertentes de atividade física, cognitiva e sócio emocional, com o objetivo principal de melhorar a qualidade de vida e aumentar a esperança de vida saudável, através da integração de conhecimento técnico-científico transfronteiriço

Fomentar a vida autónoma saudável de idosos e de pessoas dependentes, através da promoção de iniciativas inovadoras baseadas nas tecnologias e conhecimentos dos agentes de I+D localizados em ambos os lados da fronteira Portugal-Espanha.

Resultados

Os produtos e resultados obtidos serão colocados à disposição de todos os parceiros participantes no projeto, dos colaboradores e seus parceiros, o que permitirá chegar a um número de utilizadores profissionais que pode rondar os 200, aplicando os conhecimentos adquiridos e os resultados práticos a mais de 1000 potenciais utilizadores.

O grupo beneficiário será constituído por profissionais de prestação de cuidados e qualidade de vida, e utilizadores desses profissionais, pessoas idosas em geral, e em situação de dependência em particular.

Esses resultados e produtos serão obtidos do trabalho de I+D+I desenvolvido pelos investigadores e centros de investigação pertencentes ao consórcio EuroAGE e serão refletidos nos documentos científicos e académicos necessários para fazê-los chegar à comunidade científica e académica, e à sociedade em geral.

Pretende-se obter como resultado do projeto 50 ou mais documentos académicos e científicos, que incluirão artigos científicos, comunicações em congressos nacionais e internacionais, relatórios técnicos, teses de doutoramento, manuais, guias, assim como qualquer outro tipo de documento científico que possa ser publicado por atores do sistema de ciência e tecnologia.

Parceiros

CCMIJU: Centro de Cirugía de Mínima Invasión Jesús Usón

O Centro de Cirurgia Minimamente Invasiva Jesús Usón (CCMIJU) tem como objetivo principal a investigação e o aperfeiçoamento de novas técnicas cirúrgicas de cirurgia minimamente invasiva, através de equipas interdisciplinares de médicos, engenheiros e outros profissionais de saúde. Também promove o ensino e formação neste âmbito.

O Centro possui as seguintes credenciações:

Centro de Formação e Investigação em Saúde (Ministério da Saúde). Centro de referência para o Ensino de Endoscopia a nível europeu (ESGE). Unidade de Transferência de Resultados de Investigação (OTRI). Boas Práticas de Laboratório (BPL) pela Agência Espanhola do Medicamento e Produtos de Saúde. http://www.ccmijesususon.com

IPCB: Instituto Politécnico de Castelo Branco

O IPCB, através das suas Escolas de Tecnologia, Educação e Saúde, tem como objetivo a interação com o meio envolvente, principalmente através de estudos e projetos de transferência de tecnologia.

Sendo a região centro de Portugal uma das 32 regiões de referência para um envelhecimento ativo e saudável reconhecida pela Comissão Europeia, com o seu território de baixa densidade e uma população envelhecida, é objectivo estratégico do IPCB a melhoria da qualidade de vida dos idosos na sua região.

Com este projeto, o IPCB colocará ao serviço da população o seu conhecimento nas áreas de tecnologia robótica, sociologia e psicologia, para melhorar o envelhecimento ativo da sociedade.

http://www.ipcb.pt/

UC: Universidade de Coimbra

O Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-UC) é uma unidade de investigação integrada na Universidade de Coimbra que tem como objetivo geral o desenvolvimento de projetos de investigação de excelência em diversas áreas da ciência e tecnologia, com especial ênfase na robótica.

O ISR-UC tem vastas contribuições científicas em métodos probabilísticos bayesianos para a fusão de dados sensoriais multimodais e análise de movimento e comportamento humano, cujas aplicações objetivas são o desenvolvimento de ambientes de vida assistida e robôs sociais com capacidades avançadas de Interação homem-robô, para apoio aos idosos.

https://www.uc.pt/

Cluster Sociosanitário da Extremadura

Este Cluster foi criado no final de 2008 com o objetivo de melhorar a competitividade do setor de saúde da Extremadura, através da cooperação interempresarial e a inovação das entidades que o compõem.

O Cluster visa minimizar e atrasar o estado de dependência, mediante ações direcionadas para uma vida saudável.

As redes de colaboração na I + D + I, as reuniões entre técnicos, profissionais de diferentes áreas e o setor empresarial permitirão orientar uma estratégia para a assistência e qualidade de vida das pessoas, através da criação de um instrumento capaz de as conscientizar para trabalharem em prol de um envelhecimento ativo.

http://www.clustersalud.es/

UNEX: Universidade da Extremadura

A RoboLab-UEX possui uma vasta experiência no desenvolvimento de projetos de investigação, muitos deles relacionados com a robótica social, ambientes inteligentes e idosos dependentes. Dispõe de recursos materiais e técnico-científicos suficientes para a consecução dos objetivos propostos no projeto EuroAGE, incluindo um living-lab nas instalações da Universidade de Extremadura (UEX).

Desde 2010, a RoboLab-UEX liderou projetos relacionados com a robótica social e idosos dependentes, considerando este âmbito de enorme interesse científico e social.

https://www.unex.es/

IPG: Instituto Politécnico da Guarda

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) tem uma equipa docente altamente qualificada e com experiência no âmbito do envelhecimento ativo, principalmente na área da atividade física como meio de melhorar a qualidade de vida, bem como na área da robótica , com o objetivo de criar ambientes facilitadores. O IPG também dispõe de infraestruturas desportivas que têm sido utilizadas para a prática de atividade física da população idosa e de laboratórios recentemente equipados, para realizar estudos de avaliação desta população.

A sua participação neste projeto permitirá contribuir para melhorar a qualidade de vida e a saúde da população idosa, com repercussões diretas na região. Ao mesmo tempo, o projeto possibilitará o aumento das sinergias entre instituições de ensino superior e centros de investigação da região que irão potenciar o desenvolvimento da investigação, bem como a transferência de conhecimento e tecnologia para a comunidade.

http://www.ipg.pt/website/

Linhas de Trabalho

Durante o projeto serão desenvolvidas três atividades principais:

Atividade 1: esta atividade está baseada no desenvolvimento e validação de diferentes metodologias e sistemas, para a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas. Ainda que as aplicações sejam focadas para um público alvo, as pessoas idosas, os seus resultados são facilmente extrapoláveis a outros públicos, tais como, pessoas com algum tipo de incapacidade ou com necessidades especiais. Os objetivos concretos desta atividade são: 1) criar metodologias e material adequado para a sensibilização da importância do envelhecimento ativo das pessoas idosas e seus familiares, 2) e promover o envelhecimento ativo através do desenvolvimento de programas de treino físico e cognitivo para atrasar a deterioração das pessoas idosas.

Atividade 2: esta atividade procura a integração e o foco do consórcio nos trabalhos na área da robótica, no âmbito da Rede de Conhecimentos e Infraestruturas que evidencie as grandes potencialidades existentes na região EuroACE, no que respeita à Robótica Social e Assistiva para idosos e também dependentes. O objetivo principal é a capitalização do conhecimento na tecnologia robótica existente na região euroACE, para potenciar a sua aplicação em tecnologias assistivas e sociais, especialmente na vida ativa saudável dos nossos idosos.

Atividade 3: nesta atividade pretende-se a criação de uma rede de I+D+I para o desenvolvimento de tecnologia e de métodos para a sua aplicação na prestação de cuidados e qualidade de vida das pessoas. Os objetivos principais da atividade, que se pretendem desenvolver são: